Planejamento tributário: O segredo dos comércios de sucesso

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Como O Planejamento Tributário Pode Transformar O Seu Comércio Neste Artigo, Você Vai Descobrir! - Contabilidade em Pinheiros - SP | Allume Contabilidade

Planejamento tributário: Saiba quais benefícios ele traz para seu comércio

Veja por que o planejamento tributário é considerado seu aliado no comércio. Descubra os principais benefícios que ele concede a você

O planejamento tributário é uma ferramenta essencial para os comércios que querem reduzir os custos, aumentar a lucratividade e otimizar a gestão fiscal do seu negócio. Mas o que é o planejamento tributário e como ele pode ajudar o seu comércio?

Neste artigo iremos mostrar como o planejamento tributário pode ser aliado do seu comércio e fornecer diversos benefícios.

O que é planejamento tributário? 

O planejamento tributário é o conjunto de estratégias e ações que visam minimizar o impacto dos impostos sobre as atividades econômicas de uma empresa, dentro dos limites legais. 

Em outras palavras, o planejamento das tributações não é uma forma de sonegar ou evadir impostos. Ele é a chance de aproveitar oportunidades e benefícios que a legislação oferece para pagar menos tributos de forma lícita.

O planejamento pode ser feito de duas formas: preventiva ou corretiva.

Na forma preventiva, antes da ocorrência dos fatos geradores dos impostos. Já na corretiva, ela busca compensar ou restituir valores pagos a mais ou indevidamente.

Quais os benefícios do planejamento tributário? 

O planejamento tributário pode trazer diversos benefícios para os comércios, tais como:

Redução da carga tributária 

Ao planejar os tributos, o setor comercial pode optar pelo regime tributário mais compatível, aproveitar créditos fiscais e isenções. Além disso, possui alíquotas diferenciadas e exclusões legais para prevenir multas e juros por atraso na quitação fiscal.

Aumento da competitividade

Ao reduzir os custos com os tributos, o comércio pode praticar preços mais atrativos para os seus clientes. Dessa forma, é possível fazer o aumento das suas vendas e na sua participação no mercado. 

Além disso, o planejamento tributário pode facilitar o acesso a linhas de crédito e a incentivos fiscais para investir na melhoria e na expansão do seu negócio.

Melhoria da gestão fiscal

Ao planejar tributos, o comércio otimiza registros contábeis e fiscais, simplificando o cumprimento de obrigações acessórias, como declarações, notas fiscais e relatórios solicitados por órgãos fiscais. 

Além disso, o planejamento pode auxiliar na previsão do fluxo de caixa, na análise da rentabilidade e tomada de decisões.

Como fazer o planejamento tributário para seu comércio? 

Para fazer o planejamento tributário para o seu comércio, é preciso seguir alguns passos, como:

  • Conheça a legislação tributária vigente, que afeta o seu segmento de atuação, o seu porte e o seu faturamento;
  • Analise a estrutura e as operações do seu comércio, identificando os fatos geradores dos impostos, as bases de cálculo, as alíquotas, os prazos e as formas de recolhimento dos tributos;
  • Compare os regimes tributários disponíveis, como o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real. Veja qual deles oferece a menor carga tributária para o seu comércio, considerando as suas características e as suas projeções de receita e de despesa;
  • Estude as possibilidades de redução, compensação ou restituição dos tributos, de acordo com as normas legais. Após isso, planeje as ações necessárias para implementá-las;
  • Acompanhe e avalie periodicamente o planejamento tributário, verificando se ele está sendo cumprido e trazendo os resultados esperados;
  • Faça os ajustes necessários em caso de mudanças na legislação, no mercado ou no seu comércio.

Confira também sobre outros assuntos:

O planejamento tributário é o segredo do sucesso dos grandes comércios

O planejamento tributário é um aliado para quem quer reduzir os custos, aumentar a lucratividade e otimizar a gestão fiscal. 

Seguir as dicas deste artigo e entender sobre o assunto, vão te ajudar na hora de planejar a tributação de seu comércio.

Lembrando que o planejamento deve ser feito com cuidado e responsabilidade, respeitando os limites legais. Para te auxiliar, é fundamental a presença de um especialista no assunto.

A Allume está aqui para te ajudar!

Conforme dito anteriormente, se você quer fazer o planejamento de seus tributos, pode contar com a Allume Contabilidade.

São anos de experiência na contabilidade para comércio que irão te ajudar a economizar, aumentar seus lucros e expandir seu negócio. Portanto, chegou o momento de você parar de perder dinheiro.

Acenda a luz das suas finanças com a Allume!

FAÇA SEU PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO IMEDIATAMENTE

5/5 - (1 vote)

Categorias

Categorias
Recomendado só para você
Tudo o que você precisa para abrir uma loja lucrativa…
Cresta Posts Box by CP
Modelo 7 Irpf 2024 - Contabilidade em Pinheiros - SP | Allume Contabilidade
Allumecontabilidade.com.br - Contabilidade em Pinheiros - SP | Allume Contabilidade
Open chat
💬 Preciso de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?