Aprenda a abrir uma loja em 2024 com o método que funciona

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Descubra como abrir uma loja e se tornar um empreendedor de sucesso com este guia simples e prático

Tudo o que você precisa para abrir uma loja lucrativa

Comece o ano de 2024 empreendendo, graças ao nosso guia completo para abrir uma loja

Abrir uma loja é o sonho de muitos empreendedores que desejam ter o seu próprio negócio e conquistar a independência financeira. Mas, para que esse sonho se torne realidade, é preciso planejar bem e seguir alguns passos essenciais. 

Neste artigo, vamos mostrar tudo que você vai precisar para abrir uma loja lucrativa em 2024, desde a escolha do segmento, do ponto comercial, do público-alvo, até a gestão financeira, de estoque, de marketing e de vendas. Confira!

Veja também:

8 Dicas para abrir uma loja lucrativa

Entenda nos próximos tópicos o que você deve levar em consideração para conseguir abrir uma loja de sucesso:

1. Escolha o segmento de atuação 

O primeiro passo para abrir uma loja é definir o tipo de produto ou serviço que você vai oferecer aos seus clientes. Existem diversos segmentos possíveis, como moda, beleza, alimentação, decoração, eletrônicos, livros, entre outros. 

A escolha do segmento deve levar em conta a sua afinidade, seu conhecimento, a demanda do mercado, a concorrência e a rentabilidade. Uma dica é fazer uma pesquisa de mercado para identificar as oportunidades e as tendências do seu segmento. 

2. Escolha o ponto comercial 

O segundo passo para abrir uma loja é escolher o ponto comercial, ou seja, o local onde você vai instalar o seu negócio. 

O ponto comercial é um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma loja, pois influencia diretamente na visibilidade, no fluxo de clientes, na fidelização e nas vendas.

Para escolher o ponto comercial ideal, você deve considerar alguns aspectos, como:

  • Localização
  • Tamanho
  • Custo
  • Infraestrutura

É importante lembrar que você também pode abrir uma loja online. 

3. Defina seu público-alvo 

O terceiro passo para abrir uma loja é escolher o público-alvo, ou seja, o grupo de pessoas que você quer atender e que têm interesse no seu produto ou serviço. 

O público-alvo é fundamental para definir a sua proposta de valor, o seu mix de produtos, o seu preço, o seu atendimento e as suas estratégias de marketing e vendas.

Para escolher o público-alvo, você deve fazer uma pesquisa de mercado para conhecer o perfil, as necessidades, as preferências, os hábitos, os desejos e as dores dos seus potenciais clientes.

4. Escolha o nome e identidade visual 

O quarto passo para abrir uma loja é escolher o nome e a identidade visual. Em outras palavras, os elementos que vão representar o seu negócio e transmitir a sua imagem e a sua mensagem ao mercado. 

O nome e a identidade visual são essenciais para criar uma marca forte, reconhecida e lembrada pelos clientes.

5. Escolha o regime tributário e o enquadramento jurídico 

O quinto passo para abrir uma loja é escolher o regime tributário e o enquadramento jurídico, ou seja, as formas como você vai pagar os impostos e como você vai formalizar o seu negócio. 

O Regime Tributário é o conjunto de regras que define quais alíquotas de impostos serão cobradas em seu negócio. Já o enquadramento jurídico, define quanto cada empresa deverá pagar.

As principais opções são:

  • Regime tributário: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
  • Enquadramento jurídico: MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa), EPP (Empresa de Pequeno Porte) ou LTDA (Sociedade Limitada).

Nesta parte, é imprescindível a presença de um contador para te ajudar a escolher corretamente. Visto que ele irá analisar seu faturamento, lucro, número de funcionários, segmento e outras variáveis.

6. Garanta os melhores fornecedores para sua loja 

Uma gestão eficiente de estoque é vital para evitar perdas e atender à demanda dos clientes. Portanto, estabeleça parcerias com fornecedores confiáveis, buscando qualidade e preços competitivos. 

Utilize sistemas de inventário e previsão de demanda, para otimizar o estoque, e evitar excessos ou escassez.

7. Cumpra todas as normas e regulamentações 

Por fim, após abrir uma loja, certifique-se de cumprir todas as normas e regulamentações locais para evitar problemas legais. Isso inclui licenças comerciais, alvarás de funcionamento e conformidade com normas de segurança. 

Estar em conformidade, não apenas evita problemas jurídicos, mas também constrói a confiança dos clientes.

8. Descomplique sua loja com a Allume

Abrir uma loja é um processo que requer atenção. Mesmo que você consiga abri-la sozinho, ainda é essencial a presença de um contador para te ajudar a lidar com as finanças.

Por esse motivo, você pode contar com a Allume Contabilidade. São anos de experiência fornecendo serviço de contabilidade para comércio, essa experiência com certeza irá te ajudar.

Então, não perca tempo: descomplique sua vida com a Allure e seja um empreendedor de sucesso em 2024.

ABRA SUA LOJA AGORA MESMO!

5/5 - (1 vote)

Categorias

Categorias
Recomendado só para você
Controle de estoque: o que é e como fazer em…
Cresta Posts Box by CP
Modelo 7 Irpf 2024 - Contabilidade em Pinheiros - SP | Allume Contabilidade
Allumecontabilidade.com.br - Contabilidade em Pinheiros - SP | Allume Contabilidade
Open chat
💬 Preciso de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?