Ícone do site Contabilidade em Pinheiros – SP | Allume Contabilidade

Tributação para comércios: As principais dúvidas respondidas

Tributação No Comércio As Principais Dúvidas Você Esclarece Aqui! (1) - Contabilidade em Pinheiros - SP | Allume Contabilidade

Tire suas dúvidas sobre a tributação no comércio

Veja como funciona e quais impostos compõem a tributação para comércios

Você é comerciante e tem dúvidas sobre como funciona a tributação no comércio? Então, este artigo é para você. 

Aqui, iremos esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. Assim, você vai compreender e não ter problemas futuros. Confira!

Quais impostos compõem a tributação no comércio?

O comércio é uma atividade econômica que consiste na compra e venda de mercadorias, produtos ou serviços. Por isso, ele está sujeito ao pagamento de vários impostos, tanto federais, quanto estaduais e municipais.

Os principais impostos que incidem sobre o comércio são:

O que é regime tributário e como ele impacta na tributação?

Conforme visto anteriormente, um dos fatores que mais impacta na tributação para comércios é o regime tributário. Isso acontece, pois cada um deles tem sua forma de calcular e recolher os impostos. 

No Brasil, existem três: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido. Iremos explicar um pouco sobre cada um agora: 

Simples Nacional

Um regime vantajoso para micro e pequenas empresas, pois permite o pagamento de oito impostos em uma única guia, com alíquotas reduzidas e diferenciadas. 

Para atuar neste regime, é necessário que seu comércio tenha um faturamento de no máximo R$ 4,8 milhões por ano.

Lucro Presumido

Neste regime, o lucro da empresa é presumido a partir de uma base de cálculo fixa, que varia conforme a atividade econômica. As alíquotas do IRPJ e da CSLL são de 15% e 9%, respectivamente, sobre essa base de cálculo. 

Já o  PIS e o COFINS são calculados sobre o faturamento, com alíquotas de 0,65% e 3%, respectivamente. O IPI, o ICMS e o ISS são calculados sobre o valor dos produtos e serviços, de acordo com as alíquotas específicas.

Lucro Real

O Lucro Real é o regime que apura o lucro da empresa a partir da contabilidade, ou seja, da diferença entre as receitas e as despesas. As alíquotas de IRPJ e CSLL são as mesmas do lucro presumido, porém, neste caso, são sobre o lucro real.

Contudo, o PIS e COFINS tem alíquotas maiores, de, respectivamente 1,65% e 7,6% calculadas sobre o faturamento.

Por fim, o IPI, o ICMS e o ISS são calculados sobre o valor dos produtos e serviços, de acordo com as alíquotas específicas.

Veja também:

Conte com a gente para otimizar sua tributação!

Aqui na Allume Contabilidade, prestamos serviços de contabilidade para comércio. Através de nossos especialistas, você tem todo o suporte necessário, não só para compreender a tributação, como também para fazer a redução dela.

Por isso, é essencial contar com um especialista ao seu lado. Sendo assim, não perca tempo e nos contate para garantir a segurança que seu comércio merece!

OTIMIZE SUA TRIBUTAÇÃO COM NOSSA AJUDA!

5/5 - (1 voto)
Sair da versão mobile