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ToggleConheça as estratégias para a precificação de produtos
Vamos aprender a fazer a precificação de produtos corretamente e garantir o sucesso do seu comércio.
O papel da precificação de produtos é encontrar o equilíbrio entre uma estratégia justa para os consumidores e lucrativa para a empresa.
Mas, apesar da sua importância para o sucesso de qualquer negócio, esse aspecto pode ser um desafio.
Então vamos falar do papel do empresário de sucesso: vencer todo e qualquer desafio.
Confira o nosso material completo e saiba como precificar sem erros! Vamos lá?
A precificação de produtos vai além do preço
Quando se fala em precificação, é comum pensar em encontrar o maior preço possível, afinal, é preciso vender os produtos com preços que gerem lucro.
Esse fator é verdadeiro. No entanto, a precificação justa vai além de uma simples equação matemática. É preciso considerar o impacto social e ético das decisões de preço.
Isso inclui evitar práticas que explorem os consumidores ou prejudiquem a concorrência, como preços abusivos ou dumping.
Ao mesmo tempo, a precificação deve ser lucrativa para a empresa, permitindo que ela invista em pesquisa, desenvolvimento, qualidade e inovação.
Portanto, a precificação de produtos de maneira justa e lucrativa requer uma abordagem equilibrada, que leve em consideração tanto os aspectos financeiros quanto os valores éticos.
Um comércio de sucesso precisa de uma gestão completa. Entenda:
- Conheça os benefícios da gestão contábil em comércios.
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Como fazer a precificação de produtos corretamente?
A definição do preço de venda deve ser estratégica. Não basta apenas seguir as tendências do mercado, é fundamental considerar os custos envolvidos na produção ou aquisição dos produtos.
Além disso, o preço deve ser atrativo para o cliente, mas também gerar lucro para o negócio.
Vamos aprender as melhores estratégias para isso? Veja 6 dicas:
1- Diferença entre preço e valor
Em primeiro lugar, preço não é valor! Por isso, antes de calcular preços, é importante compreender a diferença entre esses dois fatores:
O que corresponde a preço? Esse fator é a quantia monetária que o cliente paga pelo produto.
E o que é o valor? Refere-se aos benefícios que o produto agrega à vida do cliente, como funcionalidade, estética ou conveniência.
Nesse sentido, tem outro fator que é necessário se atentar na precificação: valor percebido.
O valor percebido pelo cliente influencia diretamente o preço que você pode cobrar por um produto. Quanto maior o valor agregado, maior será a disposição do cliente em pagar.
2- Conheça seu público
Como citamos no início deste texto, a precificação justa não considera apenas um lado da moeda, é preciso olhar para a sua necessidade e para as do cliente também.
Por isso, a nossa segunda dica para quem quer fazer uma precificação justa e lucrativa é entender não somente as necessidades do público-alvo, como também suas referências.
Assim, é possível criar estratégias e preços adequados para ambos os lados dessa relação.
3- Calcule seus custos
Para calcular os custos envolvidos na produção ou aquisição dos produtos, é necessário considerar todos os gastos que estão envolvidos no processo.
Esses gastos podem incluir:
- Matéria-prima;
- Produtos;
- Aluguel;
- Contas;
- Transporte, etc.
Uma vez que todos esses gastos forem identificados, é possível calcular o custo total de produção ou aquisição dos produtos.
É importante lembrar que os custos podem variar conforme o tipo de produto e o processo de produção utilizado.
Ao calcular os custos envolvidos na produção ou aquisição dos produtos, é possível determinar o preço de venda necessário para cobrir esses custos e ainda obter lucro.
4- Defina uma margem de lucro
É preciso que a precificação de produtos seja capaz de cobrir todos os custos do comércio, mas isso não basta para uma empresa se manter no mercado, é preciso gerar lucros.
Nesse sentido, definir e obedecer à margem de lucro na precificação é essencial.
Mas como definir? A margem de lucro é a diferença entre o custo de produção ou aquisição de um produto e o preço pela qualidade do produto vendido.
Essa diferença é expressa em termos percentuais e representa a porcentagem do lucro obtido em relação ao custo.
5- Considere os preços da concorrência
Na precificação, também é importante conhecer os preços praticados pela concorrência.
Afinal, conhecer o mercado é essencial para definir o preço do seu produto com precisão, sem injustiças e prejuízos.
Por isso, analise os preços dos produtos similares aos seus e verifique se o seu preço está dentro da média do mercado.
6- Alinhe sua precificação com as estratégias de marketing
Você sabe como alinhar seus preços com suas estratégias de marketing?
Leve em consideração promoções, descontos sazonais e estratégias de marketing ao definir seus preços.
Além disso, trabalhar o valor percebido no seu marketing é uma excelente forma de garantir mais vendas.
E por fim, mantenha uma prática de avaliar periodicamente seus preços e ajustá-los conforme necessário.
Desta forma, você garante que sua estratégia de precificação esteja sempre alinhada com seus objetivos de marketing e as necessidades do mercado.
Com o apoio de nossos especialistas, sua precificação será muito mais fácil e precisa!
A precificação é uma arte que combina números com estratégia e sensibilidade às demandas do mercado, e aqui, na Allume Contabilidade, temos conhecimentos exigidos para alinhar todos esses fatores em sua precificação.
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